terça-feira, 22 de março de 2011

Sex Gang Children



“Karma Karma Karma Karma Karma Chameleon
You come and go
You come and go
Loving would be easy if your colours were like my dream
Red, gold and green
Red, gold and greeeeeeeeen”
Ahhhhhh você não resistiu e cantou né...?? iiiiiiiiiiiiiii será que você é??
Acalme-se!! É só um efeito que hits do Boy George causam!

Boy George, mundialmente conhecido, é George Alan O’Dowd, nascido em 14 de junho de 1961 – Londres, Inglaterra. Trabalhava como Dj e sempre teve um “visu” nada convencional, e quando menciono: “nada convencional”,  não o comparo a pobres mortais, você e eu, e sim ao grupo de sua convivência na época: músicos alternativos e transvestidos. IMAGINEM!!
Era fã de David Bowie (havia alguma dúvida??); certeza que foi um dos artistas da época que muito se influenciou por Kraftwerk , não li nada sobre, falo com propriedade de SUPER FÃ. Conheci Meu Viadesco Favorito por Glauco (famosíssimo ilustrador em quadrinhos) que retratava como ninguém personagens “boêmios e problemáticos” da época. Doy Jorge, personagem inspirado em Boy George, vivia com uma seringa aplicada em seu nariz; Roqueiro Junkie e Malsucedido. Se minha amiga Rê Bordosa estivesse viva ela seria Amy Winehouse. CERTEZA!!
Ainda como Dj, em 1981, conheceu Malcolm McLaren, que o convidou a participar do grupo “Bow Wow Wow” logo acabou – 1982 forma com o baixista Michael Craig um grupo o “In Praise of Lemmings” mudando logo mais para “Sex Gang Children”, traduzindo ao pé do “ouvido” poderia ser: Pedofilia (MENTIRA!!), mas tiveram que adotar um outro nome porque foram perseguidos e acusados pela polêmica interpretação; com a entrada do baterista  Jon Moss e do guitarrista Roy Hay forma-se “Culture Club”.
 Culture Club ao lado de Tears for Fears (é tão gostoso soletrar né!), donos do sucesso - Woman in chainsssss – (AMO!!) e de Duran Duran  integraram o movimento New Romantic, estilo que mais sobressaiu na década de 80, uma recuperação e re-leitura do romantismo, na minha opinião a melhor definição: “futuristas”, sem sombra de dúvidas foi um movimento musical muitooooooooo comportamental. Você consegue pensar em anos 80 sem visualizar um “revival underground” de épocas passadas??? Vamos ser mais claros, você consegue não pensar nas ombreiras, no exagero de cores e brilhos, e nos figurinos “espaciais e andróginos” dos melhores clipes da década???!! Certeza que não!!!
Culture Club é considerada uma das maiores bandas New Wave dos anos 80.
Seus primeiros singles foram “White Boy" e “I’m Afraid Of Me", mas o grande sucesso foi com “Do You Really Want To Hurt Me”, tanto que fez  importante participação  na trilha do filme “Afinados no amor (1998)” que inspira o personagem George (uma mistura de Boy George e Pete Burns - da banda Dead Or Alive  - mais conhecido pelas cirurgias plásticas nos lábios que não deram certo), “cantor substituto” do personagem de Adam Sandler , os dois animam festas de casamento e toda vez que George da uma palhinha interpreta “Do You Really want To Hurt Me” – durante todo o filme rola essa palhinha (kkkkkkkkkkkk); se você não assistiu ao filme vá correndo conferir esse clássico da sessão da tarde. O primeiro álbum “Kissing to Be Clever(1982)” se tornou um sucesso, e seguidamente vieram: Colour by Numbers (1983); Waaking Up With the House on Fire (1984); From Luxury to Heartache (1986); Don't Mind if I Do (1999). Colour by Numbers foi um sucesso em vendagem, melhor álbum da banda. “Karma Chameleon”, primeira do lado A, fez muita gente soltar a franga em discotecas; música de ritmo dançante, um “reggae refinado”, pra época. “Miss me Blind” ( Fã de Rockkkk vai me arrebentar), mas nessa música Roy Hay mostra sua guitarra, NADA VIADA, e deixa muito solo de famosos  no chinelo; merecia reconhecimento de uma galera ai (vou mandar o link para Eddie Trunk kkkkk). “That’s the Way (I’M Only Trying to Help You)” é um “Soul”, tem uma vibração comovente; Boy me surpreende com um timbre forte em perfeita sincronia com piano ao fundo. “Victims” pra encerrar o álbum, também é um sucesso, piano bem trabalhado e excelente Back Vocal nesse álbum Back é um diferencial. Boy George produziu e supervisionou diversos arranjos.
Os conflitos entre os integrantes e o grande problema de Boy com as drogas fizeram “Culture Club” ter vida curta. Boy passa a ter carreira solo onde lançou “Sold” com um super sucesso “Everything I Own”. O grupo tentou uma nova parceria, mas sem o destaque dos anos 80. 
Independente de álbum: "Mistoke Number 3" e "Love is Love", pop clássicas dos romantiquinhos e todas as outras fizeram muitos críticos engolir quando disseram que Boy e sua trupe venceriam pelo estilo e não pelo que poderiam produzir.     


Qual o limite de um homem na moda? Eu disse Homem?!

                                                     ANDROGINIA


   seu estilo "casual" era totalmente influenciado por elementos do "Soul e Reggae"

                                                  "SOUL" TOTALLLL

     as famosas trancinhas - uma homenagem ao reggae com ousadia "SUA CARA"

                                         Doy Jorge - Obrigada Glauquinho!!

                                              Culture Club - BOY?!!

                                                            Ousadia!!


Sugestão de músicas: That’s the Way (I’M Only Trying to Help You)” e Victims - Colour by Numbers (1983) - Culture Club


por Belly Inhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário